sábado, 24 de novembro de 2012

ARTIGO "ALIMENTAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR E ESCOLAR"


Alimentação do pré-escolar e escolar
Paula Cristina de Oliveira Faria Cardoso

Alimentação do pré-escolar
A alimentação do pré-escolar (de 2 a 6 anos) e do escolar (de 7 anos à puberdade) varia conforme a influência do código genético portado por cada criança e do meio em que se encontra, aí incluída a alimentação oferecida pela família, suas condições sócio-econômicas e outros elementos identificados até os 2 anos de idade.
Desse modo, a orientação e avaliação adequadas acerca da nutrição dessas crianças depende da obtenção dessas informações por meio de uma investigação médica profunda e pormenorizada.

sábado, 17 de novembro de 2012

DIA DAS LIGAS

        O dia das ligas foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas e da USF-307 norte em parceria com as ligas acadêmicas da UFT, a escola municipal Beatriz Rodrigues, a USF-405 norte, o Projetos Prontos para Voar e acadêmicos do curso de Nutrição da UFT para comemorar o dia da saúde do adolescente.                   
    O projeto contou com ações de avaliação de saúde bucal, avaliação antropométrica e do calendário vacinal e avaliação oftalmológica. Além disso, foram feitas palestras educativas em cada sala abordando temas como educação sexual e reprodutiva, alimentação saudável e drogas (tabaco, álcool e outras drogas).
       A LiPe, representada pelos acadêmicos Andrea Rivelo , Denise Borba e Hamilton Franco, participou em todos os níveis do projeto. Desde ações lúdicas para despertar a atenção das crianças e adolescentes, passando pela organização e estruturação do evento até as palestras educativas.
 
   Além da LiPe outras ligas acadêmicas participaram do evento como palestrantes e organizadores a saber a Liga Universitária de anatomia humana (LUAH - UFT), Liga de Cardiologia ( LACARD), Liga de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO- UFT) e a Liga de infectologia e medicina tropical (LIMETTO - UFT). Além das ligas acadêmicas o PET-saúde também esteve presente no momento.
       O projeto aconteceu durante toda a quarta-feira (14/11/12) onde foram atendidas cerca de 500 crianças e adolescentes. Essa foi a primeira edição do projeto que deve ser realizado anualmente no mês de setembro em comemoração ao Dia do Adolescente. 
          A LiPe acredita que a educação em saúde é um mecanismo necessário e rico para a promoção de saúde e prevenção de agravos. Por isso, investe em ações como essa, pois são úteis para despertar a consciência crítica das crianças e adolescentes tornando-os agentes na construção de sua saúde.


                                                                                                            




                                                                                                   

       
                                                                                                          Hamilton Franco Filho    
                                                                                                           Presidente da LiPe-UFT

domingo, 22 de julho de 2012

ARTIGO "FEBREFOBIA"


Febrefobia
por Paula Cristina de Oliveira Faria Cardoso


A febre tem a utilidade de servir como sinal de alerta, e estima-se que grande parte das consultas pediátricas cerca de 20% a 30% têm a febre como queixa única preponderante. Embora na maioria das vezes, a febre, seja a primeira manifestação de infecções virais agudas, a presença dela é temida, pois também pode ser o sinal inicial de doenças graves.

domingo, 22 de abril de 2012

ARTIGO "AVALIAÇÃO DA DOR NO RECÉM-NASCIDO"

Avaliação da Dor no Recém-nascido
Por Wânia Martins Freitas Albuquerque



A Associação Internacional para o Estudo da Dor, conceitua a dor como uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a uma lesão tecidual real, potencial ou descrita nos termos dessa lesão. Seguindo esse conceito, os pacientes que não possuem condições verbais de expor o que sentem, como os recém-nascidos (RNs), acabam sendo desconsiderados. Apesar de não verbalizarem a dor, isso não significa que os RNs não a sintam.

terça-feira, 20 de março de 2012

ARTIGO "ICTERÍCIA DO RECÉM-NASCIDO"

Icterícia do Recém-Nascido
Por Bruna Leal Parreira

A icterícia do recém-nascido ou hiperbilirrubinemia neonatal é uma condição frequente nos primeiros dias após o nascimento. Manifesta-se pelo aparecimento da coloração amarelada da pele e das mucosas (esclera, rima lingual) por deposição da bilirrubina em excesso, em geral quando há valores acima de 5 mg/dl no sangue. Na maior parte dos casos, esta coloração verifica-se dois a três dias após o nascimento, observando-se primeiro na face e podendo progredir para o peito, abdómen e finalmente, as pernas.

sábado, 10 de março de 2012

ARTIGO "A PREVENÇÃO DA OBESIDADE NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE"


A prevenção da Obesidade na Criança e no Adolescente
por Hellen Branquinho

Prevenir a obesidade na Infância se tornou essencial na tentariva de melhorar o aspecto da qualidade de vida e de saúde da população. Isso decorre de sua associação com doenças crônicas graves no adulto e progressivamente prevelentes, que podem se instalar desde a infância.
A fase intra-uterina é um período crítico para o desenvolvimento da obesidade, assim como o primeiro ano de vida e a adolescência. Daí a importância da participação ativa do pediatra nas diversas etapas que envolvem os diferentes contextos.